Educação Física do 2º ano: Double Dutch e Rope Skipping

Avalie este item
(0 votos)

A brincadeira de pular corda é uma prática corporal muito presente na infância da maioria das pessoas. É tão antiga que descobrir a sua origem seria uma tarefa quase impossível de se realizar.


Ao observarmos que a brincadeira de pular corda é uma prática recorrente entre os alunos do Magister, elegemos o Double Dutch como o esporte a ser trabalhado com as turmas do 2° ano nas aulas de Educação Física. A escolha desse esporte visou, entre outros aspectos, valorizar a cultura corporal dos alunos, bem como ampliar seus conhecimentos sobre essa modalidade esportiva.
Mas o que é o Double Dutch?
O Double Dutch é uma modalidade que consiste em criar várias maneiras de pular cordas.
O trabalho teve início com a vivência das diversas brincadeiras de pular corda conhecidas pelos alunos, tais como, “reloginho”, “suco gelado”, “zerinho”, “um homem bateu em minha porta...” e muitas outras. Em seguida, foram exibidos alguns vídeos aos alunos sobre o Double Dutch, mediando sua leitura e interpretação. Os alunos perceberam que, além de pular corda, seus praticantes utilizavam música para realizar passos de dança, acrobacias e algumas disputas. Também observaram que esses movimentos eram realizados com uma ou, muitas vezes, duas cordas.
A partir da leitura e ressignificação feita pelos alunos, foram estabelecidas algumas formas de pular, sendo elas o Speedy, quando dois participantes disputam para ver quem realiza uma determinada quantidade de saltos primeiro; a Corrida, na qual cada participante deve executar uma determinada quantidade de pulos e passar para o próximo da equipe, que deve fazer o mesmo; as Batalhas, quando dois grupos apresentam suas habilidades e a plateia aplaude o grupo que mais gostou; e o Freestyle, no qual todos podem se apresentar de maneira livre.
Para finalizar o trabalho, os alunos e os professores de Educação Física organizaram um festival no qual as turmas do 2° ano fizeram uma demonstração das modalidades que criaram aos alunos do Ensino Fundamental I. O evento contou com a presença do Grupo Pé de Mola, que pratica o Double Dutch e Rope Skipping.  Seus integrantes bateram um papo com nossos alunos, explicando, por exemplo, que o Double Dutch se restringe às atividades feitas com duas cordas. Já o Rope Skipping abrange uma infinidade de variações de pular corda e incorpora diferentes linguagens, como a ginástica, a dança e o esporte. Além disso, realizaram uma oficina com todos os estudantes, abrilhantando ainda mais nosso Festival!
Confira as fotos do evento, feitas pelos professores Bruno e João Paulo:

Quer deixar uma mensagem? Utilize o formulário abaixo.

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Log in or create an account