Zooparque - 3° ano

Durante o estudo do meio ao Zooparque de Itatiba, apresentamos aos alunos a estreita relação que existe entre o que se aprende em sala e o que ocorre fora dela. Estabelecer esta relação representa um recurso didático que foge a metodologia formal e assim estimula o interesse dos alunos. A observação, as discussões, os registros possibilitaram aos nossos alunos a reflexão e a divisão dos animais a partir de aspectos que os aproximam. Além disso, esse estudo contribuiu para a formação de cidadãos conscientes, aptos para a formação de uma sociedade que visa o respeito e a conservação em todos os aspectos ambientais, em especial nos valores agregados a fauna.

Confira as fotos: 

Festa da Caneta - 4º ano

As professoras conversaram com as crianças sobre as novas responsabilidades para o próximo semestre, contando que elas poderão copiar as atividades à caneta, explicando também as regras para o uso. Eles receberam a caneta, um bilhetinho da professora e também um bottom da biblioteca. 

O Livro me escolheu

Atividade aconteceu com alunos do 1º ao 5º ano. Antes de entrar na biblioteca, as crianças tiveram uma conversa com as professoras. Para explicar que a escolha do livro nesse dia vai ocorrer de uma fora diferente, o livro é quem vai escolher eles.
As professoras colocaram uma venda nos olhos dos alunos e eles entraram em fila com a mão no ombro do amigo para escolher o livro pelo tato.

Confira as fotos: 

Estudo do meio - 2º ano

Em contato com os Índios da tribo Kuikuros, os alunos dos 2º anos, conheceram alguns costumes dessa tribo como alimentação, danças, lutas, modo de viver e também apreciaram peças de artesanato confeccionadas por eles. Foi um momento de muito aprendizado, onde foram convidados a participarem de algumas danças.

Conheceram os brinquedos dos indígenas feitos com materiais retirados da natureza e perceberam como os brinquedos que eles possuem são diferentes e que as crianças indígenas se divertem tanto quanto eles.

Com esse estudo do meio os alunos perceberam a importância do índio em nossa história e como sua cultura está presente no nosso dia a dia em termos de alimentação, vocabulário e artesanato. Apreciem esses momentos!!!

 

Confira as fotos: 

Roteiro dos Bandeirantes - 4º ano

Durante a saída para o Roteiro dos Bandeirantes, os alunos do 4º ano conheceram o percurso do Tietê da Região Metropolitana e interior, reconheceram as principais implicações ambientais relacionadas à poluição da água, perceberam a importância de nossas raízes históricas e compararam diferentes interpretações sobre os bandeirantes. Foi um estudo do meio de muito aprendizado!!!!

Confira as fotos: 

Cartas - 3º ano

Os alunos do 3º ano tiveram, como foco de trabalho com gêneros textuais, as Cartas. Mesmo com o avanço das tecnologias, acreditamos ser importante a aprendizagem deste gênero, uma vez que permite ao aluno descobrir a escrita também com a finalidade de escrever para entes queridos e amigos. Após os estudos organizados na sequência didática para esse trabalho, cada um pôde escrever uma carta para um aluno da Escola Municipal Infante Dom Henrique, instituição apoiada pelo Colégio Magister.
Com as cartas em mãos, nossos alunos visitaram uma agência dos correios e vivenciaram a dinâmica que envolve o processo de envio e recebimento de cartas.
Apreciem esse momento!!

Confiras as fotos: 

Estudo do Meio - 1°ano

As crianças dos 1° anos tiveram a oportunidade de participar do Estudo do meio na Cia do Bichos. Lá aprenderam a tirar leite da vaca; andar a cavalo ou passear de charrete; conheceram as diferenças e particularidades entre vários animais (ovelhas, coelhos, porcos, pôneis, patos, marrecos, emas, e muitos outros) e visitaram um berçário onde aprenderam como cuidar dos filhotes. Também aprenderam muito sobre os bichinhos de jardim: entraram em contato com vários deles, dispostos em terrários e minijardins, onde puderam observá-los de pertinho e aprender características, curiosidades e a importância deles para o ser humano e para o equilíbrio da natureza. O dia foi de muita diversão e aprendizado.

Confira as fotos: 

Jogos Eletrônicos - 4º Ano

O mundo de hoje é marcado pelo grande avanço da tecnologia, principalmente no que diz respeito à informática. A sociedade contemporânea está cercada dos mais diferentes recursos tecnológicos como aparelho celular, Ipad, videogame, internet, entre outros. Nesse contexto, encontram-se as crianças que são uma parte da sociedade que está mais familiarizada com essa realidade, já que nascem inseridos nessa conjuntura.

A partir desse contexto, decidiu-se estudar, na Educação Física, os “Brinquedos Eletrônicos” com os alunos do 4° ano. Com a finalidade de promover um olhar crítico sobre a utilização desses brinquedos eletrônicos pelos alunos, eles transformaram, com criatividade, games virtuais em práticas corporais educativas, ou seja, transformaram games em jogos reais.

Surgiram inúmeras proposta de transformar diversos jogos, como Angry Birds, Cross Road, Minecraft, Pac Man, Mario Bros, Subway Surfers, Clash Royal, entre outros.

Por fim, os 4º anos criaram um jogo para os alunos dos 3º anos, respeitando a classificação indicativa do game. Esse momento de troca foi muito importante para que eles apresentassem o resultado do trabalho para seus colegas de outras turmas.

Confira as fotos: 

 

Encontro com autor Varneci Nascimento

1º de junho foi o dia que os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental receberam na Biblioteca da escola o escritor, historiador e palestrante Varneci Nascimento, autor de diversas obras literárias do gênero Cordel.

Varneci falou aos alunos sobre “O Pequeno Polegar”, clássica história literária que ele adaptou para o Cordel. Ele discorreu também bastante sobre o gênero, que é genuinamente brasileiro, e contou sobre sua carreira e sobre outra de suas obras, “Branca de Neve”, também adaptada para o Cordel.

Ao final, as crianças tiraram suas dúvidas e tiveram seus livros e passaportes da leitura autografados por Varneci.

Confira as fotos:

Assinar este feed RSS

Log in or create an account