XIII Fórum FAAP de Discussão Estudantil

De 14 a 17 de junho, alunos do Ensino Médio do Magister participaram do XIII Fórum FAAP de Discussão Estudantil, organizado pelo curso de Relações Internacionais da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado). O FÓRUM FAAP já é tradicional em São Paulo e se caracteriza por ser um modelo de simulação de discussões da ONU, subdividas em comitês.

Contando com a presença de alunos do Ensino Médio do Brasil inteiro, o fórum agrega a seus participantes conhecimentos gerais sobre atualidades, política internacional, geopolítica e meios de comunicação por meio de temas contemporâneos que permeiam a sociedade global.

Mais uma vez, alunos do Magister selecionados por meio de applications participaram do evento, que teve início no dia 14, com a cerimônia de abertura, e foi até o dia 17.

A cerimônia de abertura contou com a presença de parte do corpo diretivo da FAAP e docentes e alunos representantes do curso de Relações Internacionais, e foi assistida por todos os alunos participantes.

Veja algumas fotos dos alunos do Magister participantes e da cerimônia de abertura:

VIII Simulação Interna do Colégio Magister

Em 30 e 31 de maio de 2017, o Colégio Magister realizou sua VIII Simulação Interna, desta vez acerca do tema “Cidadania Global: consumismo e sustentabilidade”. O evento reflete debates nos padrões da ONU (Organização Internacional das Nações Unidas), e os alunos representam delegações de países, sempre mediados por uma mesa diretora, também composta por alunos. A intenção é o foco na autonomia de estudos, capacidade de argumentação em escrita e oralidade, além do entendimento político.

No início da manhã do dia 30 e no final da tarde do dia 31 houve, respectivamente, as cerimônias de abertura e de encerramento do evento. A abertura contou com a ilustre presença de alguns ex-alunos do Magister, que falaram a todos sobre suas experiências em simulações anteriores. Ambas as cerimônias tiveram também uma breve fala de Renato Laurato, coordenador do Ensino Médio e vice-diretor pedagógico do colégio. No encerramento, os alunos que compuseram as mesas diretoras dos comitês puderam dar seus pareceres sobre o evento e agradecer a participação dos estudantes que representaram os delegados dos países.

A Simulação deste ano abordou os seguintes temas em cada comitê: soluções de integração e fixação de refugiados e imigrantes, turismo sustentável em países subdesenvolvidos, acesso à educação para jovens em regiões de conflitos armados, combate a mudanças climáticas, direitos da comunidade LGBT e igualdade de gênero e padrões sustentáveis ​​de produção e consumo. Vale ressaltar que um dos comitês, o ILO (International Labour Organization), foi debatido integralmente em inglês por seus membros.

O comitê de Imprensa, também formado por alunos, foi responsável por divulgar o rumo que cada sessão de debate tomou. Para isso, as duplas de jornalistas seguiram a linha editorial do jornal a que foram designadas (Washington Post, El País etc.), para produzir diversos gêneros literários, como notícia, entrevista e artigo de opinião. Ao final de cada dia, o produto final do jornal foi entregue aos comitês e postado na página oficial da Simulação no Facebook. Porém, você pode conferir a “Nota Diária”, o informativo que trata sobre os rumos das discussões, clicando aqui para visualizar a edição do dia 30 e aqui para ler a edição do dia 31.

A representação de um país ou jornal permite ao aluno incorporar outros pontos de vista e questionar os rumos da história humana. É o momento de entrar em contato direto com o mundo político, superar dificuldades e aprender mais sobre respeito e diplomacia, conceitos importantes tanto no mercado de trabalho quanto no cotidiano e na convivência.

Desempenhar um papel de delegado, jornalista ou mesa diretora, requer grande preparo prévio nas questões de conteúdo e postura. Por seguir o modelo ONU, as simulações requerem decoro na fala e na vestimenta. Os alunos que se dispuseram a compor as mesas diretoras avaliam essa postura e ajudaram a organizar o ritmo do debate, além de escreverem os guias de estudos para auxiliar os delegados.

Esse tipo de evento tem ganho destaque em instituições de ensino devido ao grande aprendizado que permite. O Colégio Magister realiza a Simulação Interna desde 2009, sempre envolvendo os alunos do Ensino Médio e ajudando a construir valores importantes necessários para esse acontecimento.

Texto elaborado pela aluna Milena De Mazzi, componente do comitê de Imprensa da VIII Simulação Interna do Colégio Magister

Veja as fotos do evento, produzidas pelo Departamento de Marketing do Magister e pela aluna Karina Boide, uma das organizadoras da Simulação:

 

Parelheiros - 2º ano do Ensino Médio

Os alunos do 2º ano do Ensino Médio fizeram, no final de abril, um valioso Estudo do Meio em Parelheiros, na Zona Sul de São Paulo, para aprenderem na prática sobre o Projeto Sustentabilidade desenvolvido no local.

O passeio proporcionou aos alunos o conhecimento da importância do turismo sustentável por meio de ações diretas na comunidade de Parelheiros. Além disso, os estudantes puderam observar o rico ambiente daquela região e fazer uma visita à Associação ProBrasil, que assiste a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social que moram no entorno.

Atividades recreativas, como tirolesa e trilha, também foram exploradas pelos jovens.

Veja algumas fotos:

Assinar este feed RSS

Log in or create an account