Procedimentos de segurança

Avalie este item
(0 votos)

O Colégio Magister tem se dedicado ao acolhimento e atendimento diferenciado aos alunos e famílias, valorizando uma parceria que favorece mais aprendizagens dos nossos estudantes. Assim, defende a proximidade e a relação constante das famílias com a escola, organizando encontros de formação, disponibilizando diversas reuniões de pais, favorecendo encontros com professores, coordenação e direção, sempre que necessário.

Mais uma prova do valor que atribuímos a essa parceria é o acesso físico facilitado, principalmente na Unidade Júnior.

Contudo, estamos inseridos num contexto social e na realidade de uma grande cidade como São Paulo, que demanda cuidados crescentes com a segurança das pessoas, principalmente das nossas crianças, nas dependências da escola.

Assim sendo, temos um elaborado projeto de melhorias na segurança, com uma série de investimentos em tecnologias e pessoal, modificações estruturais e adaptações de procedimentos. Esse projeto está vigente desde 2017, e você pode conferir algumas de suas principais orientações na figura abaixo:

O objetivo do projeto é a integridade de todos, a segurança das crianças em relação a eventuais intervenções externas, a preservação dos momentos de atividades e o foco de nossos profissionais na relação ensino-aprendizagem.

Como primeira etapa desse processo, no início de 2017, foi realizada a reforma na garagem da Unidade Júnior para melhorar o conforto e a recepção de pais e crianças, bem como o controle de entrega das crianças nos horários de saída. O espaço Área dos Pais ganhou, em agosto, recepcionistas, que atuam das 7h50 às 18h30 para atenderem ao movimento dos pais em horários diferentes dos horários de entrada e saída. Após 18h30, encerra-se o expediente das recepcionistas e a Área dos Pais é fechada. O espaço ao lado (área dos alunos) ficará disponível para aqueles que ainda estiverem aguardando seus filhos.

Foram implantados também alguns pontos de controle de acesso por biometria para documentar e autorizar o acesso de pessoas às dependências da escola. O primeiro ponto a receber esse recurso foi o hall da escada e elevador, localizado na garagem, do lado administrativo do prédio. Nesse local, o acesso ao elevador será restrito a funcionários do Colégio.

Assim, os pais do Ensino Fundamental que desejarem acessar a escola devem se dirigir à Área dos Pais, que dá acesso às rampas. Aproveitamos para salientar a importância educativa para as crianças vivenciarem a subida para os andares pela rampa, acompanhadas da professora e das demais crianças da turma. 

Outra orientação importante é a organização do trânsito e da permanência de pais, acompanhantes e demais visitantes na escola. Os acompanhantes dos estudantes continuam tendo acesso liberado à escola em horários que abrangem as entradas e saídas, ou seja, até às 7h50 da manhã, das 12h às 13h15 e após às 17h20. Nos demais horários, os responsáveis devem se dirigir à Área dos Pais para serem anunciados ao departamento ou segmento desejado. Lembramos que o acesso às salas de aula é restrito aos professores e equipe pedagógica do Colégio.

Zelando pela segurança das crianças, durante os horários de aula, a porta de vidro que dá acesso ao pátio do Fundamental permanece trancada. Os pais ou responsáveis que desejarem ter acesso à lanchonete ou ao Magi-Center devem fazê-lo nos horários liberados para circulação: até 7h50, das 12h às 13h15 e após às 17h20.

O elevador do Kindergarten é de uso exclusivo dos alunos desse segmento e para casos de pessoas com mobilidade reduzida. Porém, por questões pedagógicas e de segurança, recomendamos que as crianças do Kindergarten também vivenciem o uso da rampa para terem acesso ao seu andar. Os pais dos alunos desse segmento também devem seguir as mesmas orientações dos pais do Fundamental quanto ao acesso à escola: liberado até 7h50, das 12h às 13h15 e após às 17h20.

Vale lembrar que, no escopo do projeto maior, ainda estão outros investimentos em melhorias nos controles de acesso, além de formação das equipes para novos procedimentos. A cada nova etapa, a comunidade será informada com antecedência para se adaptar aos novos procedimentos.

Contamos com a colaboração de cada um para aprimorarmos cada vez mais a segurança na escola e o bem-estar da comunidade, que é compromisso de todos nós.

Quer deixar uma mensagem? Utilize o formulário abaixo.

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Log in or create an account