Histórico

Humanizando e formando gerações

A trajetória educacional do Colégio Magister começou timidamente no final da década de 60 quando prof. Alberto Martinho, jovem formado em matemática e prof.ª. Ilka Martinho, formada em geografia iniciaram seu próprio projeto, uma escola de educação infantil, de 1ª a 4ª série, antigo primário, oferecendo também cursos de admissão ao ginásio e datilografia.

Dessa iniciativa surgiu o Externato Onze de Novembro, nome com significado especial para o casal. “Escolhemos esse nome porque dia 11 de novembro é a data em que se comemora o dia de São Martinho e foi quando a Secretaria da Educação autorizou o funcionamento da escola”, relembra prof. Alberto.

De lá pra cá, a pequena escola não parou mais de crescer. Em 1972, foi instituído o 1º grau (até 8ª série) e algumas mudanças foram necessárias para dar suporte à grande procura por vagas. A década de 70 ficou marcada principalmente por causa da fidelização que as famílias tinham com o Magister. Não demorou muito para que fosse necessária a contratação de novos funcionários, reformas fossem providenciadas e, como consequência, o número de alunos aumentando.

Em 1976 aconteceu a primeira formatura do primeiro grau. Um momento de vitória para os fundadores, mas também, para todos que acompanharam de perto a história de luta, persistência e muito amor pela profissão demonstrado por ambos. “Embora o colégio estivesse em fase de expansão, os tempos eram difíceis e tínhamos poucos recursos”, comenta.

Sempre apoiado por seu pai, Sr. Joaquim Martinho, prof. Alberto Martinho apostou em seu sonho e ao longo da jornada foi conquistando a parceria incondicional de pais e amigos, que estabeleceram, desde então, vínculos afetivos e uma relação de confiança com a escola. Graças a essa participação efetiva das famílias é que foi construída a primeira quadra esportiva da Unidade Sabará.

O tempo passou e somente em 1978 é que surgiram os primeiros resultados do grande projeto. Nessa ocasião, o colégio já havia passado por várias transformações na sua infraestrutura e também no nome e logomarca, passando a se chamar finalmente: Colégio Magister, que significa Mestre, palavra originária do latim. Em 1986 outro avanço: a construção do prédio da Sabará que ficou pronto em 1990. Dez anos depois, em 2000, ficou pronto o moderno prédio da Unidade Júnior.

Acreditando em uma perspectiva de constante aperfeiçoamento, o colégio continua construindo sua trajetória na área educacional. E para isso, confia na participação e companheirismo dos pais, corpo pedagógico e administrativo que sempre se empenhou em oferecer aos alunos uma escola humanista, que enfatiza o trabalho coletivo e preza pelo respeito às diferenças individuais.

Linha do Tempo do Colégio Magister

1960

Alberto Palos Martinho em sua sala fiscal

1967

Alberto Palos Martinho funda, em sociedade com a professora Delcy, a Escola Delbert: um curso preparatório para a admissão ao Ginásio.
1968

Denise Pires - professora de Ballet

1968

Mérito e Diplomação

1968

Sociedade com a professora Delcy se desfaz. Funda-se o Externato Onze de Novembro.
1969

Alberto se casa com Ilka Ferreira Senise.

1970

Nasce a primeira filha do casal: Katia Maria Senise Martinho.

1971

Banda Marcial

Corpo Docente

1971

Primeira formatura dos alunos do então curso Primário. A escola inicia o antigo Curso Ginasial com uma turma de 5° série.

Entre em vigor a Lei 5.692, promulgada em 1969, que une o Primário com o Ginásio. Inicia-se o Ensino de Primeiro Grau.

1972

Nasce a segunda filha de Ilka e Alberto: Karin Regina Senise Martinho.

Neste ano, a Fanfarra do Externato segue em crescimento.

1975

Passeio Ciclistico

1976

Nasce o caçula dos Martinhos: Marcos Alberto Senise Martinho.
1978

O Externato Onze de Novembro passa a se chamar Colégio Magister. Colégio implementa o Ensino de Segundo Grau. Número de alunos matriculados no colégio não pára de crescer.

1980

Tem início a primeira fase de construção do novo prédio da Unidade Sabará.

Época dos Festivais de música.

1981

Joel Borges Júnior assume a coordenação pedagógica. Pouco depois, torna-se o diretor pedagógico do Magister.
1986

Constantes ampliações no prédio da Avenida Nossa senhora do Sabará acomodam os novos alunos que chegam a cada ano.

1980-1989

Década é marcada pelo sucesso da banda Marcial do Colégio Magister.

1988

Colégio comemora 20 anos. Iniciam-se viagens à Disney organizadas pelo colégio.
1992

Alunos do Magister participam de torneios no exterior.
1993

Ano do Jubileu de Prata (25 anos) de fundação do Colégio Magister. Seguem sua missão os fundadores da instituição.

1996

Magister oferece aulas de Ballet, Jazz, Judô e Tae Kwon Do.
1998

Colégio implementa as aulas de Teatro.
1999

Funda-se a Faculdade Magister.
2000

Inaugura-se a unidade de idiomas Yázigi Chácara Flora.

2001

Inaugura-se a Unidade Júnior. Alunos de Educação Infantil e Fundamental I (1° ao 5° ano) começam a estudar no novo prédio.

Karin Regina Senise Martinho inicia sua atuação na direção pedagógica da Unidade Júnior, com Helenice Staff.

2003

Katia Martinho Rabelo e Walter Armellei Júnior iniciam a direção administrativa e pedagógica da Unidade Sabará, respectivamente.

Marcos Martinho assume a direção administrativa da Faculdade Magister e Lucinei Aparecida de Brito, a diretoria acadêmica.

Tem início a execução do projeto de educação bilíngue para alunos de 2 a 10 anos.
2006

Walter Armellei Júnior assume também direção pedagógica da Unidade Junior e Karin passa a fazer parte da direção administrativa da Unidade Júnior.
2008

Faculdade Magister passa a fazer parte do Grupo Estácio de Ensino Superior.

Magister torna-se filiado ao Programa de Escolas Associadas (PEA), da Unesco.

Comemoram-se 40 anos de fundação do Magister. O Colégio é referência educacional na Zona Sul de São Paulo.

2009

Katia Martinho Rabelo assume a direção pedagógica e Marcos Alberto Senise Martinho assume a direção administrativa e financeira do Colégio Magister.

Marcos Alberto Senise Martinho

2011

Educação Bilíngue atende também o Ensino Fundamental II, com os Grades.

2013

45 anos do Magister.
2014

Karin Regina Senise Martinho assume o Departamento de Marketing do Colégio Magister. Inauguração da Coordenação de Relacionamentos. Curso Bilíngue torna-se integral. Primeiro grupo a participar do BEO (British English Olympics) em Londres. 10 anos de Ensino Bilíngue.

Log in or create an account